Swaddle-Cueiros
Olá mamães Quem lembra dos cueiros? Eles eram feitos de flanelinha e todos com biquinhos de crochet. Adorava os meus… eles eram lindos. Foi na maternidade do Hospital Samaritano de São Paulo onde eu tive alguns dos meus bebês, que aprendi a fazer os famosos charutinhos usando o cueiros para enrolar os bebês. Eles amavam ficar enroladinhos e dormiam muito bem e as cólicas pareciam que ficavam mais amenas. O swaddle (ou o ato de enfaixar o bebê) é um costume antigo que perdeu força durante o século XVII . Voltou a aparecer no inicio do século, mas devido a problemas de saúde e desenvolvimento dos bebês registrados naquela altura, foi iniciada uma campanha de reeducação e alerta para as mães por parte dos Hospitais Britânicos. No entanto, inexplicavelmente, a moda está de volta, com a venda extraordinária de artigos para swaddling acompanhada de diversos estudos sobre o uso do SWADDLE e a saúde do bebê.
SWADDLE – SIM OU NÃO?
- Para os que conhecem e praticam (no exterior é muito frequente enfaixar o bebê durante os períodos de descanso, especialmente nos berçários), o swaddle ajuda o bebê a acalmar e a descansar melhor.
- Ao envolver o bebê na manta, nem folgada e nem muito apertada, transmitimos ao bebê a sensação de segurança e tranquilidade, quase recriando os seus momentos dentro da barriga da mãe.
- Dizem também que ajuda com os problemas das cólicas e não deixa que o bebê se assuste com os seus próprios reflexos, acalmando-os e assim permitindo um sono mais longo e tranquilo.
Problemas com o swaddle:
- Recentemente com o nascimento do Prince George, em que ele apareceu no colo dos pais enrolado numa manta, voltou a surgir a polêmica contra o swaddle. Felizmente existem maneiras de enrolar com segurança.
- Especialistas em ortopedia evidenciam o fato de que o swaddling pode levar a futuras anomalias no desenvolvimento das ancas.
- Se ao enrolar o bebê, as suas pernas ficarem muito esticadas, e com a manta bastante apertada, isso vai impossibilitar o espaço suficiente para o bebé conseguir movimentar as pernas e mexer os quadris. O que pode acontecer é que com o crescimento, os seus ligamentos fiquem rígidos eo que danifica a cartilagem das ancas, levando assim à displasia da anca.
Assistam o video sobre a displasia da anca. Vejam as dicas do médico especialista ensinando … muito interessante vale a pena
Existem 2 opções de swaddle:
1. Básico: com um simples cueiro: A vantagem de usar o cueiro é que você não vai precisar comprar o swaddle wrap, já que vai usar apenas nos primeiros meses de vida do bebê. Mas o cueiro deve ter o tamanho suficiente para o bebê não se desenrolar sózinho e ficar sufocado.
ASSISTAM AO VIDEO 2. Fácil: com o swaddle wrap: Essa técnica é mais fácil e segura, pois o swaddle wrap vem com um bolso para o bebê colocar as pernas e velcro ou botões para fechar que nem um PACOTINHO. Dessa forma, problemas como pontas soltas são completamente evitadas. Também não precisa apertar muito, a ideia é deixar o bebê seguro, não completamente preso.
Acho que seria bom comprar 2 pacotes de tamanhos diferentes. O PREÇO médio de um pacote com dois tanto do cueiro como swaddle wrap é de US$ 22 no amazon.com