Olá queridos pais,
Estava lendo uma revista no consultório médico e olhei uma foto Príncipe Willians da Inglaterra colocando seu filhinho no carro e não acreditei que ele tinha feito aquilo….Como pode? O meu querido e futuro Rei da Inglaterra fazendo uma coisa dessas?. Resolvi escrever esse post para ajudá-los a não cometerem o mesmo erro.
Primeiro precisamos conversar sobre um ítem que preocupa muito os pais na compra do enxoval do bebê: as cadeirinhas de carro que acompanharão seu filho do nascimento até os 8 anos. São 4 TIPOS e um monte de modelos e marcas diferentes para vocês escolherem. Por favor não se stressem com a leitura desse post. Tenho que confessar quase tive um xiliqui para conseguir resumir tantas informações. Já começa pelo nome “CADEIRINHA DE CARRO “! Que tem outros nomes pelo Brasil a fora: assento para auto, bebê conforto, assento reversível, cadeirinha conversível, booster ou assento de elevação. Quero ajudar vocês a escolherem a cadeirinha certa para o seu filhinho e não cometerem o mesmo papelão do nosso querido Príncipe desinformado.
Não consigo imaginar que só fazem 4 anos que esse item se tornou obrigatório no Brasil. Meu marido e eu criamos nossos 6 filhos sem nunca ter tido uma cadeirinha de carro. O cinto de segurança só chegou nos carros brasileiros quando nossas crianças já eram maiorzinhas. Hoje olhando para trás fico pensando: – Que loucura! Como sobrevivemos nessa época sem os recursos de proteção para as nossas crianças!!! O mais triste de tudo isso é lembrar das minhas amigas que perderam seus filhilnhos durante acidentes de carros em que seus filhos foram arremessados para fora do carro. Sei que esses pais jamais serão julgados pelo acontecido, porque naquela época nem tínhamos itens que pudessem proteger nossos filhos. Atualmente a situação mudou de figura. Hoje todos os pais, avós, tios enfim todo e qualquer familiar tem a OBRIGAÇÃO de terem em seus carros quando forem transportar as crianças, os ítens de segurança obrigatórios, de acordo com a idade da criança. As estatísticas estão aí e não mentem, muitas crianças morrem em acidentes perto de suas casas nas típicas saidinhas rápidas…-“Vou até alí bem pertinho… levo ele no meu colo!”
As leis brasileiras sobre cadeirinhas especifica TRÊS faixas etárias para cada tipo de cadeirinha.
- Passem o “cursor” por cima dos nomes das cadeirinhas para saber maiores detalhes.
- Abaixo fiz um pequeno lembrete do CERTO E ERRADO na colocação dos cintos nas crianças.
1a. FAIXA ETÁRIA- 0 a 1 ano até 13 kg: Bebê-conforto ou Assento reversivel virado para a trazeira do veiculo. Eles devem ser fixados no banco de trás no centro ou atrás do banco do passageiro.
2a. FAIXA ETÁRIA- De +- 2 a 4 anos de 13kg até 18 kg: Cadeirinha de segurança ou Assento reversível virada para a frente do veículo.
3a. FAIXA ETÁRIA- 4 a 7 anos e meio ou até 36 Kg: Booster ou Assento de elevação. A criança vai usar esse assento até ter altura de 1.45m.
Não basta ter a cadeirinha. É preciso saber instalar e usar.
- Instalar uma cadeirinha de carro não é tarefa fácil. É preciso passar o cinto de segurança do veículo pelos locais indicados no manual de instrução do fabricante e apertá-los bem, até que a cadeira não se mexa. Para isso seria melhor fazê-lo a dois, pois vão precisar forçá-la contra o assento para garantir que a instalação esteja realmente firme.
- De acordo com os especialistas, o melhor lugar para instalar a cadeirinha é no meio do banco trazeiro, para diminuir o risco de um impacto no caso de acidentes frontais e laterais. Sempre que possível, reserve esse lugar para a criança mais nova.
- Não adianta ter a cadeirinha e não prender o seu filho direito. Vou mostrar os CERTOS E ERRADOS DOS CINTOS DE SEGURANÇA
Como colocar seu filho com segurança
A maioria dos pais não gostam de admitir, mas o príncipe William não é o único “pai de primeira viagem” a cometer um erro quando colocou seu filhinho no Bebê-conforto. Se o futuro Rei da Inglaterra já cometeu esse deslize, imaginem nós simples mortais o que não vamos fazer nesta vida. Quer se trate de uma instalação inadequada no próprio banco do carro ou um erro em colocar o bebê no bebê conforto, todos nós somos sujeitos a erros. Mas no quesito segurança com nossos filhos precisamos ler e estudar os manuais e buscarmos ser os “Reis do assunto”.
ERRADO: Enrolar o bebê com cobertas e colocá-lo no bebê conforto. (Olhem o filhinho do Principe William ao sair da maternidade com os bracinhos soltos e o cinto por cima da coberta).
CERTO: A fivela na altura das axilas é o correto. ERRADO: prender a fivela do cinto de segurança fora do lugar, ou seja na altura da barriga do bebê ou acima das axílas próximo do pescoço.
CERTO: As alças devem estar confortáveis de modo que você não consiga beliscá-las. ERRADO: Colocar as alças muito folgadas.
* As futuras mamães precisam ter cuidados na hora de colocar o cinto
- DICAS
- Lembrem-se que o Bebê deve deixar a maternidade sentado no seu bebê conforto, com toda segurança.
- Leia e estude sempre o manual de instrução do fabricante. Guarde o manual.
- Anote o peso e altura máxima que ele permite
- Veja no manual o ano de fabricação da cadeirinha, a maioria tem 5 ou 6 anos de PRAZO DE VALIDADE, após essa data destrua sua cadeirinha com uma serra e corte as alças. Para que ninguem reaproveite algo que não vai trazer mais segurança.
- Bebês-conforto são feitos somente para andar virados para trás. Quanto às cadeirinhas reversíveis, não tenha pressa de virá-la para a frente.
- Você deve virar a cadeirinha para a frente quando seu filho passar do limite da altura e do peso previsto no manual da cadeirinha para posicionamento de costas.
- Você deve trocar a cadeirinha pelo booster, quando ele não couber mais na cadeirinha..
- O seu filho vai parar de usar a cadeirinha quando ele passar do limite de altura ou do limite de peso previsto no manual da cadeirinha.
- A lei brasileira exige o uso de booster até 7 anos e meio, mas especialistas nacionais e internacionais recomendam que a criança use o assento de elevação até atingir 1,45 m de altura, independentemente do peso.
- O CONTRAN determina que crianças de até 10 anos só viajem no banco de trás dos carros. “O banco traseiro é sempre mais seguro, até para o adulto”.
- Nos EUA, por exemplo, as crianças até +-2 anos viajam nas cadeirinhas viradas para trás. A idade mínima para viajar no banco da frente é de12 anos. Especialistas chegam a recomendar que só andem no banco da frente adolescentes a partir de 16 anos.
- O cinto de segurança é desenvolvido para o adulto, com no mínimo 1,45m de altura. Portanto não são dispositivos de segurança para as crianças. Daí a existência das cadeiras de segurança, cujo objetivo é mantê-las seguramente fixas no banco do veículo.
- ATENÇÃO: se o veículo for dotado de air bag para os passageiros do banco de trás, entre em contato com o fabricante do veículo a fim de obter informações seguras para desativar este dispositivo onde a cadeira estiver instalada. Mas faça isto na concessionária ou com um profissional com treinamento específico. Não se faz liquidação de segurança e desconfie de quem faz isto ou promete serviços baratos.
- EVITE: se possivel não compre uma cadeirinha usada pois você nunca saberá se ela já sofreu algum impacto ou quedas
- Bebês e crianças jamais devem ser transportadas no colo com o veículo em movimento. Além de ser projetada para frente numa colisão, sofrerá esmagamento pelo peso do corpo do adulto no momento do acidente. Pois a força com que a criança e o adulto são projetados é muito grande, impossível para uma pessoa segurá-la. Numa colisão a 50 km/h, uma criança de 4,5 kg equivale a uma força de 150 kg contra os braços que a seguram.
- Mesmo em curtos trajetos, é comum que as crianças durmam. Se fizerem isto deitadas no banco, elas não estão seguras. Alguns adultos instruem a criança para que ela se deite presa ao cinto com as tiras esticadas. Ao fazer isto este dispositivo deixará de ser seguro e mesmo em impactos ou freadas pequenas mas bruscas, ela sofrerá lesões e até mesmo a morte.
- O cinto somente é seguro quando utilizado corretamente. Voltando ao soninho das crianças, elas dormirão seguras e com muito mais conforto quando sentadas nas cadeirinhas compatiíveis para elas.
- É muito perigoso levar crianças no bagageiro interno, pois esse compartimento foi projetado visando absorver choques decorrentes da força do impacto. Portanto essa parte do veículo deforma-se facilmente, não oferecendo proteção alguma para quem estiver lá. Além do mais elas também podem ser projetadas para fora do veículo durante o acidente.
- O uso das cadeiras de segurança não impede que o acidente ocorra. Elas apenas amenizam as conseqüências do acidente nas crianças.
Não é fácil memorizar tudo que foi falado. As vezes só na prática e com o tempo é que vamos entender e aprender tudo isso. Eu aprendi muito estudando para escrever sobre esse assunto. Confesso que só pude praticar com os netos.Todas nós avós brasileiros que criamos nossos filhos no Brasil nunca tivemos um bebê conforto, pois nossos carros nem sequer tinham cintos de segurança.
Vamos continuar aprendendo e conhecendo todas novidades que vão trazer conforto e segurança para nossa família.
Não se esqueça de deixar o seu email para receber outras dicas. Estaremos sempre por aqui…
Um grande beijo da VovóAki
Site do DENATRAM: cartilha SEGURANÇA NO TRANSPORTE VEICULAR DE CRIANÇAS Click aqui
Leia também -
- Bebê-conforto e cadeirinha de carro: como escolher e quando trocar
- Bebê Conforto A primeira cadeirinha do bebê
- Assento reversível
- Cadeirinha de segurança
- Assento de elevação ou Booster
- Em breve (Os 10 Bebês-Conforto + TOP pela VovóAki)