Crianças No Carro? 7 Dicas Para Você Não Descuidar Da Segurança
Com essas 7 dicas tão simples… poderemos com certeza amenizar as consequências dos acidentes em crianças
DICA n.1
- Lembrem-se que o Bebê deve deixar a maternidade sentado no seu bebê conforto, com toda segurança.
DICA N. 2
- Bebês-conforto são feitos somente para andar virados para trás. Quanto às cadeirinhas reversíveis, não tenha pressa de virá-la para a frente.
DICA N.3
- Você deve virar a cadeirinha para a frente quando seu filho passar do limite de altura e do peso previsto no manual da cadeirinha para posicionamento de costas.
- Leia e estude sempre o manual de instrução do fabricante. Guarde o manual. Anote o peso e altura máxima que ele permite.
DICA N.4
- O seu filho só vai parar de usar a cadeirinha quando ele passar do limite de altura ou do limite de peso previsto no manual da cadeirinha. Nesse momento ele estará pronto para sentar no Booster( ou CADEIRINHA com assento de elevação).
DICA N.5
O meu netinho Paulinho já tem 8 anos mas ainda não tem 1.45 cm de altura. Nesse caso ele precisará usar um booster ou assento de elevação, para que o cinto de segurança não machuque seu pescoço durante uma freada ou acidente no trânsito.
- A lei brasileira exige o uso de booster até 7 anos e meio, mas especialistas nacionais e internacionais recomendam que a criança use o assento de elevação até atingir 1,45 m de altura, independentemente do peso.
DICA N.6
O cinto não pode ficar sobrando o correto é quando você não consegue beliscar
O Clipe do cinto de segurança deve ficar na altura das axilias do bebê
- Confiram se o cinto de segurança está fixado corretamente como as fotos acima.
DICA N. 7
- Bebês e crianças jamais devem ser transportadas no colo com o veículo em movimento. Além de ser projetada para frente numa colisão, sofrerá esmagamento pelo peso do corpo do adulto no momento do acidente. Pois a força com que a criança e o adulto são projetados é muito grande, impossível para uma pessoa segurá-la. Numa colisão a 50 km/h, uma criança de 4,5 kg equivale a uma força de 150 kg contra os braços que a seguram.
- Os Airbags podem matar uma criança num acidente. Nunca coloque suas crianças no banco da frente
“O uso das cadeiras de segurança não impede que o acidente ocorra. Elas apenas amenizam as conseqüências do acidente nas crianças.”
Nunca se esqueçam dessas orientações:
- Mesmo em curtos trajetos, é comum que as crianças durmam. Se fizerem isto deitadas no banco, elas não estão seguras. Alguns adultos instruem a criança para que ela se deite presa ao cinto com as tiras esticadas. Ao fazer isto este dispositivo deixará de ser seguro e mesmo em impactos ou freadas pequenas mas bruscas, ela sofrerá lesões e até mesmo a morte. Elas dormirão seguras e com muito mais conforto quando sentadas nas cadeirinhas compatiíveis para elas.
- É muito perigoso levar crianças no bagageiro interno, pois esse compartimento foi projetado visando absorver choques decorrentes da força do impacto. Portanto essa parte do veículo deforma-se facilmente, não oferecendo proteção alguma para quem estiver lá. Além do mais elas também podem ser projetadas para fora do veículo durante o acidente.
- EVITE: se possivel não compre uma cadeirinha usada pois você nunca saberá se ela já sofreu algum impacto ou quedas.
- ATENÇÃO: se o veículo for dotado de air bag para os passageiros do banco de trás, entre em contato com o fabricante do veículo a fim de obter informações seguras para desativar este dispositivo onde a cadeira estiver instalada. Mas faça isto na concessionária ou com um profissional com treinamento específico. Não se faz liquidação de segurança e desconfie de quem faz isto ou promete serviços baratos.
Vamos continuar aprendendo e conhecendo todas novidades que trarão conforto e segurança para as família
Não se esqueça de deixar seu email para receber outras dicas. Estaremos sempre por aqui..
.Um grande beijo da VovóAki.
- site do DENATRAN: cartilha SEGURANÇA NO TRANSPORTE VEICULAR DE CRIANÇAS Click aqui
Leia também –