Mês passado fomos viajar em família e queríamos aproveitar ao máximo o tempo juntos. Resolvi então fazer todas as minhas compras pela internet para economizar tempo e paciência dos meus dois companheiros de viagem. Não gosto de utilizar o s...
Blog
DICAS MUITO SIMPLES, QUE TRAZEM TRANQUILIDADE, PROTEGEM E ATÉ SALVAM VIDAS.
Não adianta somente instalar bloqueadores de tomadas, protetores de maçanetas e portas ou tentar blindar sua casa contra os perigos. Você precisa, em primeiro lugar pensar como uma criança…olhar à sua volta e visualizar tudo o que ele(a) pode imaginar e desejar fazer. Se eles engatinham, deite no chão e tenha a mesma visão panorâmica da área que eles estão prontos para explorar. Encontre tudo que seja perigoso e que possa atrair a atenção do seu bebê.
Se ele já anda, você deve redobrar a atenção!!! E nunca subestime o seu filho, pois com certeza você pode estar diante de:
1- …um futuro Alpinista porque ele já adora escaladas e quer olhar o mundo do alto;
Com as redes de proteção e portōezinhos, você bloqueia o acesso da criança ao perigo, mas ela precisa ser ensinada e vigiada em todos os lugares. Até uma inofensiva cordinha de persiana pode enforcá-la.
2- …ou de um Chef de cozinha que adora mexer nas panelas do fogão;
Lugar de criança é longe do fogão …hoje em dia algumas cozinhas ficaram conjugadas com a sala, não existem paredes e portas que as separem. Na hora que for cozinhar, afaste as crianças e depois que terminar coloque bloqueadores nos botões e trava na porta do fogão.
3- …ou de um Químico Farmacêutico que adora manipular pílulas, remédios e produtos químicos;
Infelizmente balas coloridas e remédios são muito parecidos e para os pequenos é tudo a mesma coisa. Coloque os remédios em uma única caixa e longe do alcance deles. Fale com eles que aquilo é muito ruim, explique os resultados e ensine do seu modo como eles podem compreender o que pode acontecer. Só esconder não resolve: precisamos ensinar. Pois eles podem vir a experimentar na casa de outra pessoa por curiosidade.
4- …ou de um Engenheiro ou Arquiteto que adora construir prédios com os brinquedos para pegar algo no alto;
Se os seus pequenos tem muitos brinquedos grandes que empilhados servem de escada, tire tudo que é de risco e que pode ser alcançado no ambiente onde estão esses brinquedos. Evite que eles levem esses brinquedos para perto de janelas, banheiro, cozinha e todos os lugares da casa que com as genialidades deles possam se tornar perigosos.
5- …ou de um engenheiro elétrico que vai testar todos os fios e tomadas pela casa e ver para que serve;
Criança e tomada é uma história muito antiga. Nessa fase eles gostam de colocar e tirar, encaixar e desencaixar. Na minha opinião é bom que usem as tampinhas que bloqueiam as tomadas por toda a casa. Mas não se esqueçam de demonstrar à criança que mexer em tomadas faz um “dodói” muito grande. Não se esqueçam que sua casa vai estar protegida, mas as outras casas que vocês visitam não!
6- …ou de um aspirante a Provador/Degustador que vai colocar na boca tudo que está ao seu alcance inclusive o cocô do seu cachorro, acredite;
Certifique-se de que seu filho não tenha acesso a quaisquer solventes ou produtos de limpeza nocivos – sua pia da cozinha pode ter uma verdadeira coleção de líquidos mortais. Ensine seus filhos também, o que significa o simbolo de uma caveira com ossos cruzados em um recipiente. Coloque o número dos telefones do Centro de Intoxicação da sua cidade ou estado bem visíveis Eu já precisei desse número e salvou meu filho.
7- …ou de um futuro Nadador que desde cedo já nada no seu berço e pode ficar preso na grade ou sufocado nas cobertas;
8- …ou de um Bailarino(a) que adora dançar mesmo com os cadarços desamarrados dos tênis;
Acidentes e tombos com cadarços desamarrados dos tênis são frequentes. Mas numa escada rolante são terríveis podendo até causar danos irreversíveis. Prefira usar nos pés das crianças calçados com velcro.
9- …ou de um Cabeleireiro que ao encontrar uma tesourinha faz o seu corte predileto;
Ah!…essas famosas tesourinhas sem ponta, parecem tão inofensivas…mas não nas mãos dos nossos criativos filhos. Tenho um neto que cortou o cabelo dele e depois os das primas...
10- …ou de um Arremessador de peso que adora atirar seus brinquedos para todos os lados;
Tem sempre algumas fases que as crianças adoram chutar e arremessar . Sempre que meus filhos entravam nessa fase, eu recolhia todos os brinquedos pesados. Quando eu percebia que eles começavam a entender que arremessar brinquedos podem machucar, então eu devolvia alguns dos brinquedos. Cuidado, pois nessa fase algumas coisas vão quebrar se você não fizer algo rápido
11- …ou de um Veterinário que ama gatos, cachorros, ou de um Entomologista que pega em insetos e até baratas;
As crianças adoram tudo que anda ou se mexe. Se estão engatinhando, fique atenta com formigas, baratas e todo tipo de inseto que entra em sua casa ou em outras casas que você costuma visitar. Adoro quando animais interagem com as crianças, mas sempre esteja atenta se o animalzinho está acostumado com as elas.
12- …ou então um Desenhista/ Artista que enquanto faz a sua arte inspiradora na parede, acaba colocando no nariz ou ouvidos giz de cera, tampinhas da caneta ou pequenos objetos.
Geralmente quando você menos imagina eles estão testando ou experimentando sua criatividade e testando os buraquinhos do corpo, colocando lá para dentro tudo aquilo você nem tem idéia. Mostre essa foto e talvez eles possam entender como pode ser dolorido ter que tirar pequenos objetos do nariz.
13- ou se adora olhar para os aquários de peixes, ou um balde d’água da faxina, você pode estar diante de um aspirante a Mergulhador, mas redrobre atenção! As crianças podem se afogar em até mesmo num balde ou bacia com apenas alguns poucos centímetros de água! NUNCA se esqueça: a cabeça da criança pesa mais que o seu corpinho.
As crianças podem cair dentro de um balde e se afogar. Mantenha as crianças longe de baldes, mesmo se tiverem pouco liquido.
Você vai precisar analisar a fundo os potenciais banquinhos improvisados, cordinhas das cortinas (podem enforcar) e outras ferramentas que o seu pequeno gênio pode inventar.
Não existem quantidades suficientes de objetos ou itens de segurança que substituam a supervisão ou acompanhamento regular e direto de um adulto.
É necessário INSTRUIR, INTERAGIR e ENSINAR.
Ensine sobre a segurança e recompense seu filho pelas escolhas seguras. Logo ele vai associar e observar o que é melhor e mais seguro.
Atualmente vejo crianças e até bebês que sabem ligar e desligar um computador . Por isso sempre soube que conversando e mostrando o que era certo ou errado, o que ligava e desligava, o que acendia e apagava, ou o que era quente ou frio: eles logo aprendiam. E até hoje ainda descubro quantas coisas nossos pequenos gênios aprontam diante dos nossos olhos.
Compartilhem as experiências dos seus filhos e como vocês resolveram os problemas. Com certeza vão ajudar muitas famílias.
Que nossas crianças possam estar sempre em segurança, é o desejo do meu coração.
Beijos da VovóAki.
Leia também:
[…] e dicas de autoria da Vovoaki e imagens: […]