“Furacão na Terra do Mickey” – Será que estamos preparados?
Tenho três planos para você: um básico e obrigatório e dois opcionais.
Nestes últimos dias abri meu Facebook e me deparei com uma mensagem de minha filha caçula me alertando sobre furações que estão se aproximando. Tenho que confessar que algumas vezes pensei: – Mas que droga. Ela bem podia colocar fotos das crianças em lugar dessas dos furacões. Odeio ser alarmista ou pessimista.
Mas no final achei que seria melhor dar um pouco de atenção aos conselhos da minha filha. Aqui na Flórida, este é um assunto que deve ser levado a sério. Principalmente sabendo que muitos de nossos amigos brasileiros – como eu mesma – podem vir a se deparar com um furação pela frente sem qualquer preparo ou experiência
Quando um meteorologista disser para você buscar um abrigo porque um furacão está a caminho, a primeira coisa que você vai desejar é estar preparado. Portanto, ter um plano de emergência ajudará você e as pessoas que você ama a manter a calma para enfrentar a tensão. Um pouco de preparação e esforço antes de uma eventual catástrofe poderá produzir tranquilidade e muita economia no futuro – e o melhor salvar vidas.
A temporada de furacões (que vai de junho a novembro nos Estados Unidos) pode ser uma época muito estressante na Florida. Não acontece todos os anos mas quando acontece… Furacões (ventos ciclônicos que se formam em alto mar), portanto não são uma preocupação apenas para os residentes locais, mas também para os turistas, amigos e familiares que se encontram distantes.
Pesquisei em vários sites e reuni todas as principais dicas e orientações gerais para montar três Planos ou Fases de Preparação: 1 – Preparação dos “Itens Básicos Necessários” (esta fase é obrigatória para todos). 2 – “Deixando a Região” (essa é uma escolha) e 3 – “Ficando na Região” (essa é uma outra escolha).
PLANO n.1 Preparando os itens necessários:
Mantenha em mente que normalmente furacões são lentos. Quando você ouvir a respeito, provavelmente ainda terá vários dias para colocar seus planos em prática. Mas tome cuidado, pois alguns furacões também podem viajar a até 80 Km por hora – principalmente próximos à costa leste do Canadá. Junte comida e água suficientes, pois um furacão pode durar vários dias.
ALIMENTAÇÃO / ÁGUA
- Comida enlatada é um único tipo de alimentação para um evento como este; certifique-se de que todas as latas estejam dentro do vencimento. Compre tudo aquilo que sua família gosta de consumir ( milho, ervilhas, feijão, leite consensado, leite em pó, frutas e etc…)
- Não esqueçam do abridor de lata manual (é bom ter uns 2)
- Cozinhe e congele todas as carnes da sua geladeira. Elas vão ajudar a gelar as outras comidas e você pode descongelar uma de cada vez e fazer refeições sem precisar cozinhar.
- Tenha uma churrasqueira portátil e bastante carvão (empacote ele em sacos plásticos para não molharem) e álcool para poder cozinhar ou aquecer comida. Álcool também serve como fonte de calor e luz.
- Coloque todo o gelo do freezer em sacos plásticos. Encha todos os espaços vazios do freezer com sacos de gelo
- Congele garrafas de água também.
- Tenha um galão (3.5l )de água por pessoa por dia ou 28 litros para uma semana p/pessoa
- Copos talheres e utensilios de cozinha. Geladeiras ou cooler para comidas e gelos
- Facas e canivetes (tipo suiço)
MEDICAMENTOS:
- Mantenha um estoque grande de qualquer remédio que você ou algum familiar precisa tomar regularmente.
- Essa pode ser uma tarefa complicada, já que algumas receitas só podem ser usadas em datas estipuladas.
- Caso necessário, explique a situação ao médico e peça receitas adiantadas; podem se passar semanas até que você consiga comprar os remédios, o que representa um risco à sua saúde, ou mesmo à sua vida.
- Repelentes (pelo menos um spray por pessoa)
- Tenha todo material para primeiros socorros
DOCUMENTOS :
- Pessoais e de toda a familia: RG/ID, Certidões, Passaportes, Carteiras de Vacinação, Carteira de Motoristas, Cartões de banco e Cartões de seguro médico e de vida-apólices, talão de cheques pessoal e quaisquer contas a pagar – Coloque tudo em uma pasta plástica pra proteger da água. Leia o link do Consulado Brasileiro em Miami
- Da casa: Verifique a cobertura de seguro para ter certeza que reflete o estado atual de sua casa. Considere a adição de seguro de inundação e cobertura para despesas adicionais em caso da sua casa se tornar inabitável depois de uma tempestade. Fazendo um inventário de sua casa você pode economizar tempo quando tiver que apresentar uma reclamação, garantindo que você não vai esquecer de nada. Tenha os recibos e escrituras. Coloque tudo em pastas plásticas à prova d’água.
- Dinheiro: Tenha dinheiro à mão. Se for ficar com amigos, parentes ou em um hotel (não conte com isso, tenha um plano B mesmo se já tiver feito reservas) saque dinheiro suficiente para duas semanas. Caixas eletrônicos e bancos podem não funcionar após um grande furacão e algumas operadoras de cartão de crédito vão estar fora do ar. Se você não sabe onde vai ficar, uma família de quatro pessoas gasta em média $1.000 por semana se ficar em hotéis. Você vai precisar de menos que isso se for ficar com amigos, parentes ou em um abrigo.
HIGIENE:
- Pessoal : Lencinhos umidecidos para a higiene íntima, escova e pasta de dente, desodorantes, papel toalha e higiênico, desinfetantes de mãos, fraldas descartáveis, creme anti assaduras, protetor solar.
- Casa: Água sanitária, lenços umidecidos de limpeza, desinfetantes, vela de citronela, sabão em pó, vários sacos grandes de lixo para descartar dejetos humanos e outras coisas como um balde de vinte litros e um pacote de areia para gatos para improvisar um vaso sanitário. Também um canivete de bolso para cortar as coisas
ROUPAS:
- Pessoais Confortáveis: capas de chuva, roupas íntimas, um agasalho, roupas práticas, sapatos e galochas (para proteção nas enchentes).
Opcional mas muito útil é um par de calças impermeáveis para cada membro da família, ou pelo menos para cada adulto. Se você mora em uma área com tendência a inundações, você não vai querer sair com a pele exposta a água contaminada se precisar deixar a casa depois da tempestade.
- Cama e banho : Toalha – Coberta – Colchonetes e travesseiros
Se sua família é grande sugiro essa idéia : coloque tudo em um saco de extrair o ar para diminuir o tamanho e assim ter mais espaço no porta malas do carro.
LUZ E MAPAS :
- Lanterna a pilhas extras
- velas decorativas (são maiores) e fósforos
Depois de alguns dias, você vai precisar usar velas. Compre velas decorativas grandes, que vão queimar por dias. Mantenha lanternas e velas em lugares fáceis, como a pia do banheiro, próximas à porta e no seu criado mudo. Se houver vazamento de gás ou produtos explosivos na sua área, NÃO use velas. Se puder usar, fique vigiando para prevenir incêndios, principalmente se tem crianças com você.
Uma maneira segura de usar velas é colocá-las dentro de panelas brilhantes mais altas que as velas. A luz vai refletir de dentro da panela e do teto, e a vela vai ficar protegida do vento e não vai ser derrubada. Uns dois dedos de água no fundo da panela também não são má ideia.
- Compre um MAPA POIS SE ACASO FALHAR O SEU GPS você tem o seu mapa e as direções em mãos
COMUNICAÇÃO :
Acompanhe as notícias para saber quando o furacão estiver se aproximando. Isso vai te ajudar a criar um plano de ação. Você decide a frequência com que acompanha as notícias sobre o tempo, mas se começar a se sentir em pânico, desligue. Você pode continuar quando se sentir melhor. Pode ser uma boa idéia evacuar sua área com antecedência já que o trânsito se tornará um problema durante a evacuação obrigatória.
- Rádios e TV com pilhas / baterias extras
- Celulares e baterias extras
CARRO :
- Encha o tanque do seu carro com antecedência.
- Certifique-se de que o óleo do carro está no nível certo
- Considere levar um galão extra de gasolina se tiver uma forma segura de carregar no seu carro (postos de gasolina em rotas de evacuação às vezes têm o combustível esgotado).
- Como a temporada de furacões acontece durante os meses mais quentes, certifique-se de que o seu radiador está abastecido com água também.
- O Step está em ordem? E a bateria?
Plano 2 : No Caso de Você Decidir “DEIXAR A REGIÃO”
- Decida quando e como você vai deixar a área.
- Se você não tem carro, não tenha vergonha de pedir ajuda a alguém. Se tem, sair em um horário de pouco movimento como 2 horas da manhã é a melhor forma de garantir trânsito mínimo.
- Consulte um mapa de acordo com as instruções dadas nas notícias. Por exemplo, se você está passeando ou mora na Flórida e disserem que o furação está indo em direção noroeste, você deve procurar uma rota em direção ao nordeste ou ao norte, a que for mais segura ou mais curta.
- Compre um mapa da Flórida atualizado.
- Entre em contato com parentes ou amigos que possam te abrigar durante esse período. Avise que está indo.
Ou então procure um abrigo (SHELTER) Esses links AQUI tem a direção dos Shelters
- Faça as malas. Além de estocar comida (que deve estar sempre no seu Kit Antifuracão), roupas e medicamentos, lembre-se de fotos e papéis importantes como certidões de nascimento e carteiras de vacinação, e todas as coisas que você não gostaria de ficar sem, nem no tempo que estiver fora nem no caso de perder tudo.
- Uma boa maneira de saber o que levar ou não é planejar como se fazer uma viagem de uma semana (não esqueça o sabão em pó e afins, no caso de demorar mais que isso). Escolha com cuidado. Você provavelmente tem espaço limitado no seu carro e precisa de espaço para pessoas também.
- Certifique-se de que o óleo do carro está no nível certo e considere levar um galão extra de gasolina se tiver uma forma segura de carregar no seu carro (postos de gasolina em rotas de evacuação às vezes têm o combustível esgotado)
- Proteja sua casa e jardim e deixe a região com o máximo de antecedência possível.
- Guarde todos os moveis de jardim, churrasqueiras, casinhas , de cachorros, enfim tudo que possa sair voado durante a tempestade.
- Corte os galhos de árvores doentes e danificadas pois eles podem se tornar riscos graves em ventos de tempestade de alta velocidade.
- Certifique-se de as baterias do seu celular de sempre e do extra (compre um se não tiver) estejam carregadas antes de sair ou de a energia elétrica cair. Você pode carregá-los no carro se tiver o adaptador apropriado.
– Mantenha a cabeça no lugar e fique calmo, especialmente perto de crianças pequenas, que podem se assustar com facilidade se vêem um adulto nervoso. Perto de crianças pequenas, torne a preparação/evacuação do furacão se uma aventura ou férias inesperadas.
– Desligou a luz, a água e o gás?
-Tem tudo que precisa?
-Está levando os bichinhos de estimação das crianças e atividades anti stress
– Cheque todos os detalhes que podem atrapalhar na última hora. Certifique-se o máximo que puder de que está tudo em ordem antes de partir.
Plano 3 No Caso de Você Decidir “FICAR”
- Assuma a responsabilidade pela sua decisão. Antes de decidir se vai ou não deixar a região, assuma a completa responsabilidade pela decisão. Muitas pessoas desobedecem avisos de segurança ou ordens de evacuação achando que se algo ruim acontecer, elas serão resgatadas.
- Tome todas as medidas para proteger sua casa e seus bens. Não são só suas coisas que você está protegendo, mas você mesmo e seus familiares que ficaram para trás.
-Se você tiver janelas para furacão removíveis, tente instalar pelo menos dois dias antes do desastre.
-Segurar uma janela de 12kg se equilibrando numa escada com um vento de 120km/h não é divertido e pode ser perigoso. Se vai usar placas de madeira, compre as tábuas e pregos com antecedência.
-Se estiver usando placas, certifique-se de instalar âncoras e furos pré-broca para que você possa colocá-los rapidamente. Parafusos nas portas para proteção extra.
-Tiras furacão ou clips para ajudar a segurar o telhado de sua casa.
-Lona de plástico para telhados / reparos e ferramentas de janela
-Existe um pequeno risco de pessoas não tão boas perambulando pelas ruas à procura de uma casa vazia para roubar. Tranque todas as portas e janelas, coloque cortinas pesadas e opacas para evitar que alguém veja algo de fora e se morar em um lugar onde armas são permitidas, mantenha todas as suas armas e munição a mão.
– Coloque avisos de que há armas nos arredores. Não tente isso se armas são proibidas na sua região – você vai ser preso.
– Leve para dentro de casa todos os vasos, mobília do jardim, churrasqueira portátil e tudo mais que pode ir embora com o vento. Não mergulhe sua mobília na piscina. Essa é uma ideia antiga e muito ruim.
- Faça uma lista de tudo que você vai precisar se ficar preso em casa e sem energia elétrica por duas semanas.
- Encha sua banheira antes do furacão se você planeja ficar em casa, para se certificar de que você tem uma reserva de água para dar descarga, beber, cozinhar, etc.
- Não use o vaso sanitário se não tiver água na caixa para a descarga. Os dejetos deixados ali vão soltar um cheiro muito desagradável na sua casa. Cada descarga leva mais de quatro litros de água. Forre o vaso sanitário com um saco de lixo e depois leve-o para fora da sua casa.
- Um balde de 20 litros forrado com um saco de lixo é um bom vaso sanitário de emergência. Mas esse método vai usar vários sacos de lixo em pouco tempo; outra ideia é cavar um buraco no quintal e usá-lo como vaso sanitário de emergência.
- Você também pode colocar areia de gato no balde entre um uso e outro. Ela vai absorver o líquido e permitir que o saco de lixo seja usado várias vezes antes de ser removido da casa.
- Outra ideia são os homens urinarem em uma garrafa plástica grande com tampa e esvaziarem-na no vaso quando estiver cheia. Isso economiza muita água.
- Se você tiver um banheiro externo, utilize-o.
- Se estiver com muito pouca água fresca e precisar de um pouco urgente, você pode fazer um destilador solar. Para fazer isso, cave um buraco no chão, coloque uma bacia grande de água salgada ou não-potável, coloque um recipiente pequeno dentro dela, cubra tudo com um saco de lixo e coloque um peso no meio. A água no recipiente pequeno vai estar limpar e potável.
Escolha um “cômodo de segurança” caso a integridade da sua casa seja comprometida. O “comôdo de segurança” não deve ter portas ou janelas que deem para fora de casa, e de preferência, deve ter apenas uma porta para dentro da casa.
- Traga um colchão para apoiar sobre a porta e estoque um rádio, pilhas, lanterna e comida, água e lenços umedecidos suficientes para durarem 12 horas.
- Certifique-se que todos na casa saibam que devem correr para esse cômodo quando o vento começar a soprar para dentro da casa.
- Todos os animais, se você tiver, devem ficar lá durante o furacão.
- Mantenha todo o equipamento que seu animal pode precisar, como água ou caixa de areia, nesse cômodo também.
- Se o furacão é só de grau 2 ou menor, você provavelmente não vai precisar entrar no “cômodo de segurança”. De qualquer forma, é uma boa idéia se manter afastado de janelas grandes e fechá-las com tábuas mesmo assim. Lembre-se que construções de ferro e/ou concreto reforçado são mais resistentes que as de madeira.
- Fique longe de portas e janelas no momento do desastre. Se a luz acabar, atente os ouvidos para sons de vento e chuva, que vão aumentar conforme o furacão se aproxima.
- Apague todas as velas assim que a chuva e os ventos chegarem ao nível de tempestade. Isso é para ter certeza que ninguém esqueça alguma acesa quando os ventos começarem a soprar fortes dentro da casa.
-Uma maneira segura de usar velas é colocá-las dentro de panelas brilhantes mais altas que as velas. A luz vai refletir de dentro da panela e do teto, e a vela vai ficar protegida do vento e não vai ser derrubada. Uns dois dedos de água no fundo da panela também não são má ideia.
De qualquer forma, se você sentir o cheiro, ouvir ou mesmo suspeitar de um vazamento de gás, não use velas. Use lanternas.
- Mantenha um rádio ligado enquanto o furacão se aproxima. Muitas vezes, as estações principais vão ter notícias especiais a respeito se um furacão estiver chegando.
- Se você perder o sinal de telefone, ligue pelo menos uma vez do celular para avisar que você está sem linha e vai ligar assim que for reconectada. Dessa forma você não precisa ficar usando o celular, que deve ser guardado para emergências
Avisos
- Siga todas as instruções da Cruz Vermelha e dos oficiais do governo.
- Durante a fase de preparação e a tempestade em si, não deixe que seu amor por aventuras supere seu bom senso.
- Não faça como os habitantes de Toronto em 1954, que desobedeceram os avisos de segurança. Se há um alerta de furacão para a sua cidade, acredite, não importa onde você vive.
- Lembre-se, furacões podem atacar qualquer lugar, do Caribe até a costa leste do Canadá.
- Quanto mais devagar o furacão se move, maiores as chances de trazer chuvas pesadas e possíveis enchentes. Se um furacão está se aproximando devagar e você mora num vale, vá para áreas mais altas. Se o furacão está se aproximando rapidamente, a maior parte do dano vai ser relacionada ao vento.
Os animais silvestres cobras, jacarés, veados, ursos, onças e outros da Flórida podem ficar desorientados e atacarem as pessoas no seu caminho.
Nunca saia de casa se acaso o SOL está brilhando lá fora, pois você pode estar no centro do OLHO do furacão…Aguarde as instruções.
Não assumam riscos tolos como correr de volta para uma casa que foi destruída ou se recusar a evacuar quando a propriedade foi condenada, apenas para salvar bens materiais. As coisas podem ser substituídos, mas as pessoas não podem.
Consultem esse link
Em breve :
- O que fazer com os animais de porte médio durante os furacões.
- Curiosidades sobre os furacões.
Related