Mês passado fomos viajar em família e queríamos aproveitar ao máximo o tempo juntos. Resolvi então fazer todas as minhas compras pela internet para economizar tempo e paciência dos meus dois companheiros de viagem. Não gosto de utilizar o s...
Blog
Oi gente!
Estamos para iniciar mais um ano. Por isso decidi publicar um post diferente. Pedi aos homens da família que escrevessem uma mensagem de esperança, de “Feliz Ano Novo”, que falasse um pouco sobre ter sucesso em 2016. É um tema ambicioso – especialmente com tantos desafios e crises anunciadas, em especial no Brasil. Acho que saiu algo interessante. Só dei um toque final. É claro que autores como Jim Collins (autor do best seller “Empresas Feitas Para Vencer”) também deram uma mãozona. Não falaram de futebol, felizmente, mas a política não escapou. E surpreendentemente começam o assunto citando dois negócios de sucesso daqui da Flórida, um deles dominado por mulheres: a Tuppeware. O outro, não poderia deixar de ser – a Disney, é claro.
Mas porque a Tupperware? Descobrimos recentemente que temos mais um vizinho famoso, além da Disney. A sede mundial da Tuppeware fica aqui bem pertinho. Com loja de fábrica, um museu que você pode visitar e que é gratuíto. Mas o que a Tupperware e a Disney tem em comum para ter contínuo sucesso? Foco nos seus VALORES! Ou como define Jim Collins, “leis universais” que quando aplicadas, fazem toda a diferença para o sucesso contínuo por gerações.
Visitamos o Museu da TUPPEWARE. Nos receberam com simpatia e gosto por contar histórias, do tipo “algo em comum”.
Quando souberam que somos brasileiros, logo foram nos mostrando fotos de membros da família Tupperware de sucesso no Brasil. E lindos painéis com os “VALORES” da companhia. O pequeno museu é na verdade uma moderna sala de estar multimídia. E é claro, não poderia faltar a venda de produtos: uma loja de fábrica chamada “Gallery” que é tudo de bom. Exatamente como na sala de estar da casa de nossos vizinhos empreendedores que participam da Tupperware em todo o mundo.
Tanto a Disney como a Tupperware são dois grandes exemplos. A gente sente o entusiasmo e o calor humano dos seus funcionários. Só vimos isso aqui nos EUA em Igrejas (devido aos valores cristãos), na Disney (onde o seu lema é fazer do seu dia um dia mágico) ou em Hotéis da Rede Marriot (onde o hóspede é literalmente mimado). As empresas citadas realmente possuem VALORES que são parte de sua cultura interna – todas elas líderes mundiais em seu seguimento. “Embora sejam empresas que foram construídas com idéias inovadoras e produtos de qualidade, mas o seu sucesso contínuo deveu-se principalmente aos seus quadros ou GENTE AFINADA COM OS SEUS VALORES.” Uma prova desse sucesso são os cerca 3 milhões de distribuidores Tupperware em todo o mundo que ajudam a empresa a faturar bilhões a cada ano.
Quanto à Disney meu esposo pode falar com um entusiamo peculiar. Que é uma grande empresa não resta dúvida. Mas só se tornou grande – são mais de 70 mil funcionários só nos parques daqui da Flórida – porque souberam cultivar e manter vivas as tradições, os sonhos e principalmente os valores de seu fundador, Walt Disney. Por isso tem conseguido atravessar gerações com essa mesma visão. Faturam muitos bilhões de dólares nos parques e principalmente nas bilheterias de cinema em todo o mundo. O seu mais precioso bem é a sua marca registrada que embala os sonhos de toda criança.
Gente! Não pensem que estou simplesmente promovendo essa ou aquela empresa. É óbvio que essa mesma história de sucesso também se aplica a muitas outras empresas de sucesso, inclusive alguma outra não citada que você conhece, admira ou participa. Porém o mais importante neste artigo não são as empresas em si. O mais importante é entender o porque do sucesso contínuo. Vamos arriscar definir o motivo com uma única frase:
A fonte que simboliza a família global da Tupperware: amizade e crescimento.
“- FAMÍLIAS (e negócios também) DE SUCESSO são aquelas que CRESCEM e se mantém UNIDAS ao longo de gerações simplesmente porque CULTIVAM e MANTÉM VIVAS e inalteradas suas TRADIÇÕES, sua CULTURA e principalmente os seus VALORES“.
Não somos economistas – embora tenhamos em nosso time engenheiros, um piloto, empreendedores, gerente de marketing e um controler. Mas quero arriscar uma comparação. Bilhões em faturamento são, sem dúvida, importantes sim, mas não bastam! Vejam o doloroso exemplo da nossa Petrobrás: perdeu mais da metade do seu valor junto com a sua credibilidade. Bilhões “sem valores” viraram pó do dia para a noite. Se a Petrobrás não fosse uma estatal tendo um país inteiro como avalista, teria literalmente quebrado! Pessoas chaves em seus quadros desprezaram a sua tradição, a sua história, a sua cultura e principalmente, os seus VALORES! Agora pensem comigo: se uma empresa como a Tupperware – que é muito, mas muito menor do que uma Petrobrás sofresse um sério revez na bolsa de valores e seus bilhões de faturamento de repente virassem pó, ela rapidamente se reinventaria e se reergueria com o seu “MELHOR ATIVO”: sua rede de milhões de valorosos distribuidores. Qualquer empresa ou investidor gostaria de se associar, de investir o seu dinheiro e assim poder colocar os seus produtos para venda numa rede assim.
Como vocês, também desejo dias melhores para o Brasil. Desejo um FELIZ E PRÓSPERO ANO EM 2016, COM MUITO SUCESSO. Porque temos muita gente de VALOR. E são muito mais numerosos do que os 3 milhões de uma única empresa: são uma Nação inteira! Gente trabalhadora, pessoas empreendedoras, que pagam os impostos que sustentam o país. Falo daqueles que não dependem de favores políticos, de sindicatos, de governo, de “mamatas” ou de “jeitinhos” para ter sucesso. Sabem o seu VALOR (e por isso não se vendem!) Tenho esperança que serão essas as pessoas – “pessoas comuns mas com valores” (*) – que estarão à frente das mudanças que ajudarão a “REERGUER e a REIVENTAR o Brasil.” Vamos reconhecer o nosso próprio valor, fazer a nossa parte e que 2016 seja um ano que traga o começo das mudanças que todos nós esperamos. FELIZ ANO NOVO NOSSO QUERIDO BRASIL!
Beijos da Vovoaki
Leave Comment