Mês passado fomos viajar em família e queríamos aproveitar ao máximo o tempo juntos. Resolvi então fazer todas as minhas compras pela internet para economizar tempo e paciência dos meus dois companheiros de viagem. Não gosto de utilizar o s...
Blog
Chupeta… Será que o seu Bebê vai querer uma? Quem é que decide sobre usar ou não…você ou o seu bebê? Você se considera bem informada sobre o assunto? Já notou que a propaganda sobre chupetas e outros artigos infantis no Brasil é proibida por lei…porque será? (Veja o Decreto da “Presidente Dilma” nas referências no final deste artigo). Leia este artigo e saiba também o que diz a Academia Americana de Pediatria (AAP) sobre as chupetas (o texto completo para consultas também está nas referências).
Mas fique atenta se o seu bebê chupa os dedos ou suga os cantos de qualquer coisa que se aproxime da boca, pode ser que você esteja diante de um candidato perfeito a uma chupeta. Alguns bebês têm um forte reflexo de sucção. Há bebês que já chupavam o dedo mesmo antes de nascer, o que é comprovado em muitas ultrasonografias. Veja esse video…
O ato de sugar muitas vezes tem um efeito calmante e relaxante para os bebês. É por isso que para muitos pais as chupetas acabam sendo essenciais. Não foi diferente aqui em casa. Metade das nossas crianças amaram as chupetas. A outra metade simplesmente odiou. Faz apenas uma semana que o nosso pequeno Max largou a chupeta. Nós o levamos naquela loja que monta ursinhos de pelúcia. Ali mesmo ele entregou sua chupeta para colocar dentro da barriguinha do ursinho. Agora todas as noites ele abraça o ursinho para dormir.
A amamentação é uma habilidade que os bebês têm que aprender. O movimento que os bebês fazem para fluir o leite do seio é diferente da forma como um bebê suga em uma mamadeira ou uma chupeta.
Por que a chupeta é mais saudável para o seu bebê do que chupar o dedo? Quando um bebê chupa o polegar, ele empurra a mandíbula superior para a frente e mandíbula inferior para trás. Isso pode causar o desalinhamento da mandíbula e alguma má formação ao longo do tempo. Além do que o polegar de um bebê pode estar sujo, levando as bactérias à boca que podem causar doenças. E esse pode ser um hábito ainda mais difícil de largar do que o uso da chupeta: o polegar de um bebê nunca vai sair do lugar e já está prontinho para chupar. Os bebês tendem a pegar o polegar para chupar quando estão cansados. Essa é uma outra razão para ter uma chupeta pronta e oferecer ao bebê. Esse hábito as vezes já estava presente durante o seu desenvolvimento no utero.
Algumas controvércias que encontrei na literatura médica atual:
Hoje em dia encontramos 2 tipos de chupetas –
As chupetas com 3 partes: é a mais comum do mercado. Tem 3 componentes individuais (mamilo, o escudo ou base e alça). As peças são fabricadas individualmente antes de serem montadas.
O outro tipo são as chupetas de corpo único.
Estas chupetas são feitas numa única peça moldada em plástico, silicone ou látex ou uma combinação dos três elementos. O apelo dessas chupetas é que elas não tem partes separadas para se soltar. Os bebês também não conseguem enfiá-las inteiras na bôca, minimizando assim o risco de sufocamento com a chupeta. As chupetas de látex são macias, mas alguns bebês podem desenvolver alergia ou sensibilidade ao látex. As de silicone eliminam esse problema, mas elas não são tão macias. São mais firmes porém mais duráveis. As de latex devem ser substítuidas com maior frequência
Encontramos chupetas com dois tipos de bicos ou mamilos: os ortodônticos e os tradicionais redondos
As chupetas ortodônticas foram projetados para evitar o desalinhamento dos dentes e previnir problemas ortodônticos mais tarde. As chupetas ortodônticas tem um mamilo que é achatado na parte inferior e arredondado na parte superior. Durante a sucção, elas se achatam na boca do bebê, assim como mamilo da mãe, de modo a fornecer a ação de sucção mais natural e reduzir a pressão sobre as gengivas e dentes em desenvolvimento.
As chupetas possuem tamanhos classificados por idade na embalagem. Observando a orientação na própria embalagem fica fácil ver qual o tamanho certo para o seu bebê.
CHUPETAS 0-6 meses CHUPETAS + DE 6 MESES
Composição e validade – As embalagens devem descrever ainda características, qualidades, quantidades, composição, garantia, prazos de validade e origem do produto, conforme estabelece o Artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Selo obrigatório – Ao comprar chupetas o consumidor também deve sempre observar se o produto é adequado à faixa etária da criança, pois há variação de tamanho do bico e do escudo para bebês na faixa de 0 a seis meses (tamanho 1), maiores de seis meses (tamanho 2), etc.
Eu acho que vocês devem estar com a pergunta pronta…- Glaucia ,qual é a sua chupeta favorita?
Depois de preparar esse artigo e após ler e reler tantas vezes…E após colocar a foto principal que ilustra o artigo de uma chupeta da marca que eu achava a mais segura do mundo…E ver essa chupeta destruída por uma criança que se acidentou com ela mudei o meu conceito!!! A melhor chupeta do mundo para o meu bebê é aquela que ele vai aceitar e se adaptar melhor. E sempre sob a vigilância de nós pais ou cuidadores. Só compro a que tenha passado pelos testes de segurança e tenha a garantia de uma certificação. MAS AINDA ASSIM NENHUMA É 100% SEGURA! Acidentes e recalls estão aí para comprovar isso.
Um grande beijo
Glaucia (da Vovóaki)
Referências:
American Academy of Pediatric – Pacifier : http://sids-network.org/revisedsids.pdf
Mayo Clinic – Pacifiers: Are they good for your baby? http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/infant-and-toddler-health/in-depth/pacifiers/art-20048140?pg=1
United State – Consumer Product Safet Commission: Pacifier http://search.cpsc.gov/search?site=en_us.public_site&output=xml_no_dtd&getfields=*&tlen=120&client=CPSC_frontend&proxystylesheet=CPSC_frontend&filter=0&q=pacifiers
Kids in Danger – Pacifier http://www.kidsindanger.org/2012/08/03/take-a-closer-look-at-your-babys-pacifier/
Últimos recall de chupetas http://www.saferproducts.gov/Search/Result.aspx?dm=0&q=pacifier&srt=0&t=1
Norma Brasileira de Comercialização de alimentos para Lactentes crianças de primeira infância, bicos, chupetas e mamadeiras – http://www.alimentos.uff.br/sites/default/files/NBCAL.pdf
Decreto presidencial proíbe propaganda de mamadeiras, chupeta, papinha e outros http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=04/11/2015&jornal=1&pagina=5&totalArquivos=80
Leave Comment