Mês passado fomos viajar em família e queríamos aproveitar ao máximo o tempo juntos. Resolvi então fazer todas as minhas compras pela internet para economizar tempo e paciência dos meus dois companheiros de viagem. Não gosto de utilizar o s...
Blog
Fiquei super feliz ao saber recentemente que saiu o visto “E-2” (Visto de Investidor nos EUA) para um casal de amigos. Como eles tem dupla cidadania (brasileira e italiana), tudo ficou bem mais fácil. O processo foi simples, o valor do investimento exigido foi bem menor que os $500 mil dólares exigidos dos brasileiros. É que o Brasil não está na lista dos países com tratados comerciais com os EUA.
A dupla cidadania se baseia no direito internacional e permite que cidadãos possam obter mais de uma nacionalidade. São dois os tipos de cidadania:
Muitos de nós brasileiros somos netos ou bisnetos de imigrantes de várias partes do mundo. Devo mencionar ainda que obter a dupla cidadania pode facilitar não só a obtenção do visto “E-2”, mas há também outras razões. Por exemplo, ao obter a cidadania de alguns países europeus, você passa a ser cidadão da comunidade européia e a ter um passaporte da União Europeia. Além de facilitar a sua entrada e saída em vários países, você terá autorização para morar e trabalhar em 28 países sem a necessidade de visto. Obterá ainda tarifas especiais para produtos, o que amplia enormemente a vantagem competitiva no preço final. Mais uma coisa – você ainda beneficia a sua família. A cidadania européia é passada de pai para filho e eles poderão optar se querem morar ou estudar tanto no Brasil como no exterior.
Sempre digo que o sacrifício de nossos antepassados não foi em vão. Seus passos, sua trajetória e suas conquistas, quer tenham sido ricos ou pobres, é uma herança que pode abençoar muito a nossa atual geração.
Colete dados, como nomes, locais, datas e procure identificar a nacionalidade de seu ancestrais. Saiba que os critérios diferem conforme a nacionalidade. Veja os exemplos: para a italiana e a alemã, o direito é assegurado a filhos, netos, bisnetos e trinetos, desde que através da linhagem paterna.
Na espanhola, os bisnetos além da comprovada descendência ainda precisam residir pelo menos um ano na Espanha. Já a portuguesa exige que o avô esteja vivo para transmitir a descendência.
É muita emoção quando encontramos nossas origens. Depois dessa descoberta encontrei todos os antepassados desse casal até o ano de 1390! Isso mesmo.
Obter dupla cidadania é sem dúvida um privilégio e abre portas para novas oportunidades. Se for essa a sua motivação, vá em frente. Mas também é fascinante descobrir a história da nossa família, suas origens e o seu passado. Todos os meus antepassados eram homens simples e humildes. Mas adquiri através dessas pesquisas um amor muito grande e uma identidade maior com eles.
Beijos da VovóAki
REFERÊNCIAS E LINKS IMPORTANTES PARA A SUA PRÓPRIA PESQUISA