Seus Antepassados Podem Ajudar com Visto E-2

Blog

maryelizabethhiggshupe

Seus Antepassados Podem Ajudar com Visto E-2

Fiquei super feliz ao saber recentemente que saiu o visto “E-2” (Visto de Investidor nos EUA) para um casal de amigos. Como eles tem dupla cidadania (brasileira e italiana), tudo ficou bem mais fácil. O processo foi simples, o valor do investimento exigido foi bem menor que os $500 mil dólares exigidos dos brasileiros. É que o Brasil não está na lista dos países com tratados comerciais com os EUA.Investors-Visa-e1386109287992

A dupla cidadania se baseia no direito internacional e permite que cidadãos possam obter mais de uma nacionalidade.  São dois os tipos de cidadania:

  • “Jus solo” (relativa ao solo em que é nascida). Quando a pessoa nasce, recebe automaticamente a cidadania do país onde nasce.
  • “Jus sanguini” (ou seja, através do sangue) é transmitida através de um ascendente, como pai, mãe, avós e bisavós. Co­­mo o Brasil não exige que se abdique da­­ cidada­­nia brasileira para fazer uso de outra, a pessoa pode aproveitar ambas, garantindo assim direitos em diferentes países.dual_citizenship_second_passport

Muitos de nós brasileiros somos netos ou bisnetos de imigrantes de várias partes do mundo. Devo mencionar ainda que obter a dupla cidadania pode facilitar não só a obtenção do visto “E-2”, mas há também outras razões. Por exemplo, ao obter a cidadania de alguns países europeus, você passa a ser cidadão da comunidade européia e a ter um passaporte da União Europeia. Além de facilitar a sua entrada e saída em vários países, você terá autorização para morar e trabalhar em 28 países sem a necessidade de visto. Obterá ainda tarifas especiais para produtos, o que amplia enormemente a vantagem competitiva no preço final. Mais uma coisa – você ainda beneficia a sua família.  A cidadania européia é passada de pai para filho e eles poderão optar se querem morar ou estudar tanto no Brasil como no exterior.13177305_1710525382552455_2510334368747297472_n

Sempre digo que o sacrifício de nossos antepassados não foi em vão. Seus passos, sua trajetória e suas conquistas, quer tenham sido ricos ou pobres, é uma herança que pode abençoar muito a nossa atual geração.

  1. O primeiro passo é pesquisar suas origens. Marque um almoço em família para conversar com seus parentes mais próximos (avós, tios, tias).
    Ana Claudia uma familia italiana globolizada

    Fotos de família

    Colete dados, como nomes, locais, datas e procure identificar a nacionalidade de seu ancestrais. Saiba que os critérios diferem conforme a nacionalidade. Veja os exemplos:  para a italiana e a alemã, o direito é assegurado a filhos, netos, bisnetos e trinetos, desde que através da linhagem paterna.

    954839_10201288093593950_713303124_n

    Fotos Família

    Na espanhola, os bisnetos além da comprovada descendência ainda precisam residir pelo menos um ano na Espanha. Já a portuguesa exige que o avô esteja vivo para transmitir a descendência.01franco.xlarge1

  2. Se você já tem a certeza que pode pleitear sua dupla cidadania, o próximo passo será buscar a lista de documentos necessárias para encaminhar o seu pedido no respectivo consulado. Normalmente são exigidas certidões de nascimento, casamento ou de óbito dos ascendentes.
  3. Encontrar todos os documentos é uma tarefa árdua. Para alguns é como tentar achar uma agulha no palheiro.vovoaki agulha Passei por essa experiência ao buscar por meus antepassados que chegaram da Bélgica em 1856. Só tinha três informações: o nome completo, a data de nascimento de minha bisavó nascida no Brasil e sabia que eles vieram da Belgica…nada mais. Pela internet descobri um registro digitalizado – em seu índice havia um livro de casamentos de 1857 da Diocese de Campinas, SP. Lá eu encontrei o casamento deles!
    download (1)

    Foto de família

     

    É muita emoção quando encontramos nossas origens. Depois dessa descoberta encontrei todos os antepassados desse casal até o ano de 1390! Isso mesmo.

  4. Com um computador, uma boa internet e alguns links você pode dar início a essa aventura que intitulei “Procurando pelos Antepassados.”1525255
  5. Um de meus “links” favoritos é o “Family Search”. Você precisa se cadastrar e sem custo algum terá permissão para abrir livros de registros do mundo inteiro.familysearch-map1 Esse site possui o maior acervo do mundo, e o melhor – é grátis. Porque é mantido pela comunidade “Mórmon” (o apelido dos membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Eles também tem centros de apoio e pesquisa espalhados por todo o mundo. Sempre há algum “CHF”  pertinho de você.FamilySearchLogo_highres Lá eles dão orientações e o ajudam nos primeiros passos, mas é você quem vai fazer a sua própria pesquisa. No final do artigo vou colocar os links para você localizá-los.
  6.  Seja constante e paciente. Procure conhecer fatos e a história de seus antepassados em obras publicadas, fatos históricos, nomes de ruas, teses de doutorado na internet. Foi colocando na internet o nome do meu bisavô e o da cidade Nova Louzā, SP, que descobri um Estudo  “Caminhos Cruzados : O Estudo da Migração entre Lousã (Portugal) e Nova Lousã (Brasil) no século XIX, dos Professores  Oswaldo Mário Serra Truzzi  e Ana Silvia Volpi Scott da Unicamp  e que falava sobre o meu bisavó. Foi uma decoberta maravilhosa!!family-history

 Obter dupla cidadania é sem dúvida um privilégio e abre portas para novas oportunidades. Se for essa a sua motivação, vá em frente. Mas também é fascinante descobrir a história da nossa família, suas origens e o seu passado. Todos os meus antepassados eram homens simples e humildes. Mas adquiri através dessas pesquisas um amor muito grande e uma identidade maior com eles.

Beijos da VovóAki

REFERÊNCIAS E LINKS IMPORTANTES PARA A SUA PRÓPRIA PESQUISA

Glaucia Munhoz

Cadastre-se grátis

Junte-se aos mais de meio milhão de leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso em suas viagens e compras nos EUA (inscrição gratuita)!

MACROBABY

Restaurante

Beauty Orlando

Depoimentos

Recebimento e armazenamento de compras
11665456_10154577556468976_4040164722915236801_n.jpg

Mês passado fomos viajar em família e queríamos aproveitar ao máximo o tempo juntos. Resolvi então fazer todas as minhas compras pela internet para economizar tempo e paciência dos meus dois companheiros de viagem. Não gosto de utilizar o s...

Talita Botella Cascardi
Resgate de Compras Perdidas em Hoteis de Orlando,Fl

IMG_3056...</div><div class=

Neluza Argenta

Read More Testimonials »

Instagram Vovóaki

  • Doona um Bebê Conforto com rodinhas #vovoaki #macrobabyusa  #mamaedeprimeiraviagem #mamaeebebe #mamaeama @vovoaki
  • Adoro vestidinhos com babados... Esse para o dia dia é muito fofo

SEGUIR