Oi Mamães, já faz alguns meses que tenho acompanhado através de lindas fotos, o desenvolvimento dos filhinhos da querida fotógrafa e autora do “blog” “Minha Camera & Eu ” (cito o link abaixo para vocês curtirem). Foi ela quem me apresentou uma experiência fantástica que está vivendo com suas crianças. A Thamyres gentilmente aceitou compartilhar essas descobertas com todas nós. E as suas próprias fotos.
Por: Thamyres Souza Godoy
Meu nome é Thamyres e sou mamãe de um casal de gêmeos: a Sarah e o Levi. Também sou fotógrafa nas horas vagas.
Quando nossos filhos completaram um ano, mudamos para um novo apartamento. Até então os dois dormiam no berço.
Com o novo quarto veio também um novo estilo, influenciado pelo método Montessori, que visa a liberdade da criança de explorar seu ambiente de forma segura e promover uma independência maior aos pequenos.
O bercinho deu lugar a duas cabaninhas, ambas com um colchão no chão. Desde o primeiro dia em que trocamos o berço pelo livre acesso que somente uma cama no chão proporciona, notamos que, como meu esposo fala: “Foi o melhor investimento para nossos gêmeos.”
Eles ficaram encantados com a possibilidade de entrar e sair a hora que quisessem. A cabana é uma opção tão lúdica, que virou não só a cama, mas o lugar das nossas leiturinhas diárias de histórinhas e de muita, mas muita brincadeira! Como eles dividem o quarto e os brinquedos, gosto de pensar que quando cada um está na sua cabaninha, aquele passa a ser um momento individual para cada um.
Encomendamos as duas com a Milena, da Recosturando (veja o link abaixo), uma mamãe empreendedora que põe carinho em tudo que faz. Eu escolhi o estilo das cabaninhas e a estampa. Elas vêm acompanhadas de um retângulo grosso de EVA do tamanho da base da cabana, que se estende até o comprimento do colchão, ajudando então a evitar o frio do piso de madeira do quarto na hora de dormir.
Assim como as caminhas, o resto do quarto também tem o mesmo princípio Montessoriano. A prateleira de livros fica na altura deles,
assim como os brinquedos, que são divididos e apresentados a eles de acordo com sua função. De tempos em tempos, faço uma rotatividade de brinquedos e livros para sempre deixar o ambiente interessante.
Temos atrás da porta amarela do quartinho uma “árvore genealógica” feita com as fotos dos membros da nossa família. Eles adoram pegá-las e estão aprendendo a dizer quem é quem… a foto do vovô é a preferida!
Escolhemos um armário para o quarto que tem a porta de correr de espelho. Assim ambos podem se ver e descobrir seus movimentos corporais.
Como ainda mantive a cômoda do antigo quarto, a área da “galeria de artes” fica fora do alcance, por uma questão de logística de espaço mesmo. Esse cantinho nada mais é do que uma moldura vazada que tem um barbante no meio, onde penduramos as “obras de artes” feitas por eles! Em cima da cômoda deixo os lápis, giz e folhas de papel.
O quartinho deles é meu local favorito da casa! Acho que até agora estamos muito felizes com o resultado. Como as coisas estão ao alcance das pequenas mãozinhas, de vez em quando tudo vira uma zona e eu fico um pouco louca rsrs… Mas está valendo muito a pena. Esses momentos passam rápido e espero que meus filhos olhem para atrás e se lembrem com carinho de época em que eram livres para simplesmente aproveitar a brincadeira no seu pequeno quarto como forma de desenvolvimento.
Link do Blog da Thamyres – clique aqui THAMY GODOY PHOTOGRAPHY
Link da Página do Facebook da Milena que produziu as cabanas – clique aqui RECOSTURANDO
Beijos da VovóAki
Leia também:
Compartilhe Suas Histórias Com As Crianças
Quiet Book: Porque As Crianças Gostam Tanto Deles
Crianças Pequenas: Como Despertar O Seu Amor Pelo Aprendizado
5 Comments
Mimi
49 anos agoJá li e reli esta matéria! Adorei 👏👏
Patricia
49 anos agoMary eles não tentam tirar a cabaninha? É na hora de deitar pra contar historinha pros dois como vc faz?
Glaucia Munhoz
49 anos agoOi Patricia! Eles não tentam tirar! Elas têm uma base do mesmo tecido costurada em baixo, então não tem como ela virar ou algo assim. Na hora da história ou eles sentam juntos na mesma cabana ou eu sento na frente das duas e os dois sentam na ponta dos seus colchões! Eles já se acostumaram com a rotina então é super tranquilo 😉 (Thamyres Souza Godoy)
Mary de Lima
49 anos agoAmei, tudo muito lindo! Amo o método montessori, leio bastante sobre o assunto. Uma das melhores postagens que já li. A troca do berço por essa cabaninha foi perfeita, melhlor ainda quando se tem um imrão companheiro do lado.
Glaucia Munhoz
49 anos agoObrigada Mary. Esse artigo é motivador
Leave Comment