Ano passado mandei um email para a Vovoaki pedindo ajuda para escolher o carrinho da minha filha. Me surpreendi com a rapidez na resposta da Glaucia que, sempre muito educada e gentil, conversou comigo atenciosamente e deu várias dicas. Comprei o...
Olá meus queridos, aqueles que já viram de perto as montanhas rochosas no oeste americano se emocionam. Uma natureza deslumbrante, de proporções gigantescas. Quando o sol se põe, as montanhas brancas se tingem de rosa, lilás e roxo, passando por todos os tons. Vimos tudo isso em Park City e muito mais.
Logo na chegada a Utah, ainda do alto do avião avistei tudo branco. Tentei enxergar as montanhas mas era impossível. Havia uma forte nevasca. O contraste com a Flórida não poderia ter sido maior, pensei. No entanto, enquanto esperávamos por nossa filha, ficamos alguns instantes do lado de fora do aeroporto. Para nossa surpresa, mesmo estando 8 abaixo de zero, o frio era suportável. Até os passarinhos que ciscavam nos jardins pareciam não se importar muito. Mas estavam todos bem emplumadinhos parecendo umas bolinhas.
O dia seguinte amanheceu com um sol e um céu azul maravilhoso. Quando isso acontece, apesar do sol, os dias são ainda mais frios. Mas me enchi de coragem e subimos do vale para as montanhas onde é bem mais frio, para Park City para participar da 33a. edição do”Sundance Film Festival”. Atualmente esse é o maior e o mais importante festival de cinema independente do mundo. Durante 11 dias, a indústria cinematográfica independente, tanto dos EUA como do resto do mundo, se reúne todos os anos para celebrar suas produções. É uma verdadeira maratona de filmes.
Por toda a pitoresca Park City há encontros, seminários e muito debates. Com uma infraestrutura e organização privilegiada, com muitos voluntários, inclusive do exterior, o festival oferece muitas atrações paralelas, desde encontros com produtores e artistas consagrados a exibições de arte em conjunto com experimentos de alta tecnologia digital aplicada ao teatro e cinema.
Um sonho para quem quer curtir os bastidores e conhecer de perto não só algumas das mais recentes revelações do cinema, mas também suas inovações tecnológicas. Criado em 1985 por Robert Redford com o intuito de contrabalancear o domínio dos estúdios de Hollywood e incentivar o trabalho de cineastas independentes, o evento contou com a exibição de 119 títulos, entre longas e curtas-metragens. Nesta época Park City se transforma e recebe muitas celebridades.
E tudo isso num cenário deslumbrante da natureza, de montanhas, com esquiadores literalmente desfilando acima de você pelas pontes das pistas de esqui que cruzam por cima das alamedas da linda cidade. Aliás, elegância e sofisticação não faltam por aqui – um verdadeiro shopping a céu aberto exibindo nas fachadas os nomes das mais consagradas marcas.
O Brasil esteve bem representado no festival. O longa brasileiro dirigido por Felipe Bragança “Não Devore Meu Coração”, protagonizado por Cauã Reymond foi um dos destaques. Uma oportunidade maravilhosa para o acesso à indústria cinematrográfica internacional.
A atriz Sônia Braga estava entre as convidadas do festival e foi uma das juradas que ajudaram a eleger as melhores obras apresentadas. Entre outros nomes de peso na bancada de jurados, estavam o ator mexicano Gael Garcia Bernal, o astro de Game Of Thrones, Peter Dinklage, o ator de stand up comedy Patton Oswalt, o diretor David Lowery, o apresentador Larry Wilmore e a roteirista da Marvel Nicole Perlman, além da atriz chinesa Nai An e a diretora grega Athina Rachel Tsangari.
O Festival já revelou filmes como Boyhood, Whiplash – Em Busca da Perfeição, Cães de Aluguel, Mentiras e Videotape, Pequena Missa Sunshine. No ano de 2015 o filme brasileiro Que Horas Ela Volta, foi um dos destaques. O festival também lançou diretores como Quentin Tarantino e Steven Soderbergh.
A premiação final aconteceu no último dia 29 de janeiro. Como a lista é muito extensa, vou compartilhar aqui o link no final deste artigo, caso queiram conferir todos os detalhes.
Fiquei feliz e muito honrada em ter sido convidada a divulgar o “Sundance Film Festival” como mídia e poder falar de Park City. E compartilhar estas novidades com a comunidade brasileira na Flórida, Costa Leste dos EUA e em especial no Brasil. Há muito para mostrar em minha nova temporada aqui em Utah, mas é claro, sempre ligada na Flórida. Vocês descobrirão comigo a magia deste lugar, que fica “na encruzilhada do oeste, à sombra das montanhas eternas”, como se costuma dizer por aqui há quase um século.
Beijos da VovóAki
LINK DA PREMIAÇÃO DOS FILMES DO FESTIVAL: SITE OFICIAL “SUNDANCE FESTIVAL”
Leave Comment